Foto: Ronald Mendes (Arquivo Diário)
Que tal aproveitar o final de semana para participar de uma feira diferente, que não vende produtos, mas, sim, momentos de transformação, de conhecimento e de integração? Esse é o propósito da 1ª Feira de Leitura de Santa Maria, que será realizada amanhã e domingo, no Shopping Praça Nova, promovida pelo projeto Mala da Leitura. A iniciativa é aberta ao público, de forma gratuita, e contará com a participação de alunos das escolas públicas que participam do projeto, neste ano, em Santa Maria (confira abaixo).
Segundo o idealizador do evento, Maurício Leite, a Feira de Leitura não vai comercializar livros nem homenagear um autor ou escritor. A iniciativa quer homenagear a leitura, mostrando práticas e livros favoritos.
Sem caixa d'água há 7 meses, escola de Santa Maria vai ter que esperar mais para obra
- A feira não tem fins lucrativos. O produto é o livro e suas histórias, que devem ser compartilhadas. A proposta é envolver a comunidade, formando novos leitores pelo prazer. Nesse espaço, não se paga para entrar, e a pessoa sai mais rica em cultura e conhecimento - destaca Maurício.
Segundo o idealizador do projeto, o produto mais importante da feira são o livro e a leitura. E, neste final de semana, eles estarão em forma de objetos que representarão um livro ou um personagem e mini-maratonas de leitura. A ideia principal é envolver as escolas e as famílias em uma atividade realizada com e por prazer em ler.
Na feira, estarão expostos mais de 300 livros que compõem o acervo das malas itinerantes que rodam pelas escolas.
OUTRAS AÇÕES
Antes de promover a Feira da Leitura, Maurício Leite organizou, em agosto deste ano, em Santa Maria, 1ª Maratona de Leitura, envolvendo mais de 5 mil pessoas, entre professores, alunos, funcionários, estagiários e pais. Foram 12 horas de leitura, atividades lúdicas e compartilhamento de histórias e de conhecimento.
Desde o início deste ano, o projeto Mala da Leitura chega às salas de aula de 12 escolas municipais e estaduais, além de 10 instituições, como unidades pediátricas e lares, de Santa Maria. As malas itinerantes permitem que crianças do interior do país tenham acesso à literatura de qualidade. Elas funcionam como minibibliotecas, contendo livros da autoria de escritores brasileiros e, também, dos demais países de língua portuguesa, além de fantoches, CDs, etiquetas adesivas, marcadores de páginas, brinquedos e outros objetos que irão auxiliar no trabalho de estímulo à leitura.
Adolescentes do Case de Santa Maria participam de feira de oficinas
O trabalho com as malas é acompanhado durante todo o ano letivo nas 22 instituições da cidade. Existem Malas de Leitura implantadas na África, Portugal, Estados Unidos e Brasil.
A 1ª Feira da Leitura conta com patrocínio da Eny Calçados, apoio da Coca-Cola e CVI Refrigerantes, e financiamento do Sistema Pró-Cultura RS.
SAIBA MAIS
O evento
- O quê - 1ª Feira da Leitura de Santa Maria
- Quando - Amanhã e domingo
- Onde - Shopping Praça Nova
- Horário - 10h às 22h
- Quanto - De graça
- Público - Comunidade em geral (crianças, jovens e adultos), além dos alunos das escolas participantes do projeto Mala da Leitura e seus pais
MALA DA LEITURA
Nas escolas, o projeto destina-se a alunos de 3º a 6º anos. Confira os participantes:
- Major Tancredo Penna de Moraes
- Vicente Farencena
- Maria de Lourdes Castro
- Margarida Lopes
- Francisca Weimann
- Reinaldo Coser
- Sergio Lopes
- João da Maia Braga
- Romulo Zanchi
- Erico Verissimo
- Humberto de Campos
- Oscar Grau
- As malas que funcionam como minibibliotecas foram construídas em material leve, para que pudessem ser transportadas e trocadas entre as escolas
- Em Santa Maria, o projeto teve início em abril deste ano